Projeto 2

A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios

Este projeto, além de revelar os sentidos sobre a estratégia, desenhou um quadro com as principais decisões geralmente associadas à prática da estratégia das/nas organizações e a forma que elas assumem em textos institucionais e em notícias de negócios. Especificamente, com relação aos sentidos sobre a estratégia, foi possível identificar os “rótulos” ou termos relacionados à estratégia que circulam em discursos da mídia especializada em negócios e em discursos organizacionais de grandes empresas brasileiras com capital negociado na bolsa de valores.

A técnica de análise semântica possibilitou o mapeamento das principais decisões estratégicas no período em análise (2016 a 2018), proporcionando uma compreensão sobre as estratégias de grandes empresas brasileiras, suas ênfases e como elas são comunicadas tanto em notícias para o público leitor de revistas especializadas quanto em textos direcionados para investidores.

Período de realização da pesquisa: 2017 a 2020.

Financiamento: Chamada Universal MCTI/CNPq No 01/2016.