A midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
A digitalização transforma a experiência de consumidores e a gestão da comunicação. Enquanto tendências apontam para novos comportamentos no consumo de campanhas e estratégias comunicacionais, com ênfase em experiências integradas, multissensoriais e multiplataformas, importa destacar as transformações dos processos e práticas de gestão suscitadas pelas tecnologias de apoio às decisões estratégicas. A automatização da compra de mídia, os gerenciadores de campanhas e as plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são exemplos dessas inovações tecnológicas. Esse contexto caracteriza uma ambiência digital que configura e condiciona a percepção, a cognição e, consequentemente, as decisões estratégicas de profissionais envolvidos com as atividades de planejamento, implementação e controle das estratégias comunicacionais das organizações.
Assim como o Projeto 3, esta pesquisa articula os conceitos de gestão da comunicação, midiatização e decisão estratégica para investigar como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela pela digitalização das práticas e processos de gestão. Neste projeto, a pesquisa será ampliada e realizada junto a gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados de todo o Brasil.
Período de realização da pesquisa: 2022 a 2025.
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021.