A midiatização da gestão estratégica da comunicação: um estudo junto a profissionais de comunicação do Distrito Federal
Com esta pesquisa, buscamos articular a gestão da comunicação com as noções de decisão e discurso, no contexto de expansão dos diferentes meios técnicos envolvidos nas práticas gerenciais, a partir do questionamento de como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão da comunicação entre profissionais do Distrito Federal (DF). Importa ressaltar o ambiente de incentivos ao empreendedorismo e à economia criativa no DF, que estimula pesquisas voltadas à investigação das interfaces entre comunicação e tecnologia.
O projeto envolveu:
- seleção de uma amostra de gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados do DF;
- entrevistas semiestruturadas com gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados do DF;
- levantamento e a análise de notícias e reportagens relacionadas à gestão estratégica da comunicação em publicações especializadas (jornais, revistas e sites).
- mapeamento de decisões estratégicas de comunicação;
- produção de um manual sobre a gestão estratégica de comunicação para pequenas e médias empresas.
Período de realização da pesquisa: 2022 a 2024.
Financiamento: FAPDF (Processo nº 00193-00000229/2021-21).