O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal
O objetivo desta pesquisa foi explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se autorreforçam os sentidos sobre a estratégia em empresas do Distrito Federal, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas na região. Foram pesquisadas dez empresas, selecionadas por um processo amostral não-probabilístico por conveniência, dos seguintes setores: alimentos e bebidas, construção e engenharia, comércio varejista, serviços especializados, TI & Telecom, comunicação e gráfica (setores de atividade conforme ranking Valor 1000). O corpus de pesquisa também foi constituído por 20 notícias publicadas em seções ou subseções identificadas como “Estratégia” na revista Exame.
Os resultados da pesquisa indicam que as temáticas predominantes são aquelas relacionas a: estratégias de crescimento, definição do negócio, marketing, responsabilidade sócio-ambiental, vantagem competitiva, finanças, formação da estratégia, gestão de operações, gestão de pessoas e resultados de negócios. As organizações pesquisadas parecem construir seus discursos sobre a estratégia de forma autorreferenciada, acopladas a contextos de sentidos institucionalizados, de forma a buscar legitimação de suas práticas.
Período de realização da pesquisa: 2016 a 2018.
Financiamento: FAPDF.